Skip to content

VOCÊ É UM ALUNO DO SÉCULO XXI?

January 23, 2010

HABITUDES DO ALUNO DO SÉCULO XXI

(Resumo do texto original Habitudes in the classroom by Angela Maiers)

O século XXI precisa de alunos que sejam críticos, criativos e estratégicos. O mundo do século XXI exige que os alunos elaborem seu próprio raciocínio. O mundo do século XXI espera que os alunos tenham a força, a coragem e a persistência para enfrentar cada novo desafio com autoconfiança e competência. Portanto, criar ou manter bons hábitos e atitudes (habitudes) com relação ao seu aprendizado assegurará seu sucesso dentro e fora das paredes da sala de aula.

Habitude é a combinação hábitos + atitudes. Alunos bem sucedidos incorporam as  seguintes:

HABITUDE 1: Imaginação – uma caixa de papelão, um cesto de roupas sujas, uma planta. Para uma criança, esses itens ‘invisíveis’ do dia a dia se tornam um forte, roupas de reis e rainhas, um instrumento musical. Mas imaginação não é só para crianças. Descoberta, inovação, criatividade e aprendizado , todos começam com imaginação. Com ela nós podemos inventar novas realidades. Imaginação é a base de todo o pensamento. Nossa capacidade para sonhar, ter esperança e planejar para o futuro é incluenciada e afetada pelo controle e compreensão do poder notável da imaginação. É através dela que aprendemos a nos conhecer melhor, a lidar com problemas, a desenvolver criatividade.

O que você vai fazer com a sua em prol de seu aprendizado?

HABITUDE 2: Curiosidade

Alunos de alta performance são extremamente curiosos, fazem perguntas e se envolvem em todos os estágios do aprendizado sem preocupação real com a resposta porque eles sentem prazer no processo de aprender.

Com o sistema educacional, passamos a acreditar que as respostas são mais importantes do que as perguntas. Aqueles que têm as respostas certas e mais rápidas são chamados de “os mais inteligentes”.

Mas perguntas como: “e se…?” e “será que…?” nos mantêm em ação. Cérebros curiosos são cérebros ativos e cérebros ativos se tornam cérebros inteligentes. Pessoas curiosas vivem uma experiência completa e cheia de ação a cada nova busca e a pergunta os leva por estradas nunca antes percorridas.

HABITUDE 3: Perseverança

Perseverança é o ponto de partida de qualquer iniciativa bem sucedida. É um aspecto essencial para a vitória em circunstâncias desfavoráveis.

A capacidade de um aluno  quanto a alcançar a excelência, e a se comprometer com ela, requer:

• Preparação a partir de metas claramente definidas

• Convicção temperada com coragem

• Auto-gerenciamento

• Paixão pelo que busca.

Perserverar em uma tarefa é fácil quando nada interfere em nosso caminho. Mas quantas vezes isso realmente acontece? Todos nós sabemos que as coisas interferem e dificuldades existem. Perseverança verdadeira acontece quando nós fazemos aquilo que nos propusemos a fazer, de qualquer maneira, não interessando o que possa se intrometer em nosso caminho.

Alunos perseverantes veem erros e deficiências como experiência de aprendizado, usando cada erro como ferramenta e cada situação como uma oportunidade para assimilar algo novo.

HABITUDE 4: Auto-percepção

Todos nós temos pontos fortes e fracos em termos de desempenho e capacidades de aprendizado. Conhecer-se, conhecer seus pontos fortes, preferências e áreas deficientes são características fundamentais de um aluno bem sucedido. Contudo, auto-percepção é mais do que o simples reconhecimento do que você pode ou não pode ser, fazer ou ter.

Esta habitude nos permite prever problemas e usar nossos pontos fortes para superar dificuldades. Auto-percepção é desenvolvida a partir de experiências de sucesso e insucesso, alcançados independentemente.

HABITUDE 5: Coragem

Aprendizes corajosos entendem que a segurança é arriscada. O sucesso é um produto derivado de riscos enfrentados. Talento e habilidade, por exemplo, requerem coragem e não há outra maneira de atingir o máximo de nosso potencial.

Coragem no estudo de uma segunda língua inclui:

  • Ver-se no futuro
  • Disposição
  • Sair da zona de conforto

HABITUDE 6: Adaptabilidade

Adaptabilidade é mais do que simplesmente estar a serviço das mudanças; é usar uma mudança como oportunidade de crescimento.

O mundo se abre mais facilmente para alunos adaptáveis, que mantêm o posicionamento mental de que cada aula, cada tarefa é um novo início de aprendizado.

Então, os alunos do Século XXI devem estar aptos a:

  • Responder favoravelmente a mudanças
  • Saber lidar com complexidades
  • Ser crítico e criativo para resolver problemas
  • Estar disposto a correr riscos
  • Ser persistentemente adaptável.
About these ads
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: